A leitura de textos escritos é uma atividade que pode ser aperfeiçoada e exercitada, de modo a aumentar a habilidade do leitor. Esta habilidade se desenvolve tanto na análise da estrutura interna do texto, quanto na apreensão de seus conceitos, noções e informações, a fim de compreender, problematizar e estabelecer relações com a realidade circundante. O texto, seja ele informativo ou literário, possui uma dimensão, uma estrutura, uma trama, das quais a leitura dialogada, compartilhada, percebe muito mais aspectos do que a leitura individual, espontânea e solitária. O presente projeto propõe a condução de reuniões periódicas para a leitura de textos filosóficos e desenvolvimento de intrumentos e materiais que favoreçam sua interpretação. O resultado que se espera atingir é o desenvolvimento de uma habilidade de leitura filosófica e crítica mais aprofundada, que contribua na relação dos participantes com seu meio social, com a herança cultural a que têm acesso, e naturalmente em seu desempenho no processo de ensino-aprendizagem. A atividade serve, assim, como um suporte para o processo de ensino, no que toca ao trabalho de leitura de textos.
Tem como objetivo estimular e contribuir para o aprofundamento da reflexão filosófica por meio da leitura e interpretação crítica de textos escritos. O público alvo são os professores e estudantes da disciplina de filosofia no Ensino Médio e Superior na rede pública de ensino da Região da Grande Florianópolis. Espera-se incidir sobre a formação continuada, a elaboração de metodologias e a disseminação de conhecimentos concernentes à leitura e reflexão filosófica.
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