A leitura, independentemente da definição que considerarmos mais pertinente, é uma atividade complexa e precisa ser encarada dessa maneira. Durante o exercício de ler empregamos muitas competências: raciocínio lógico, bagagem cultural, capacidade de inferência e integridade intelectual, para mencionar as mais importantes. Existem muitas maneiras de ler e muitos tipos de leitura. A maior parte dessas classificações são fundamentadas na profundidade com que se analisa o texto. Leituras mais superficiais costumam ser automáticas, rápidas, feitas geralmente em ambientes pouco apropriados e dispensando ferramentas que ajudariam a elucidar o texto (dicionários, por exemplo). Por outro lado, leituras mais profundas tendem a levar mais tempo, a tratar criticamente o conteúdo apreendido, a priorizar ambientes apropriados e a consultar fontes de referência.
Tem como objetivo estimular e contribuir para o aprofundamento da reflexão filosófica por meio da leitura e interpretação crítica de textos escritos. O público alvo são os professores e estudantes da disciplina de filosofia no Ensino Médio e Superior na rede pública de ensino da Região da Grande Florianópolis. Espera-se incidir sobre a formação continuada, a elaboração de metodologias e a disseminação de conhecimentos concernentes à leitura e reflexão filosófica.
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